Acesso Rápido

Notícias

São José está entre os 300 municípios brasileiros com maior índice de homicídios

14/12/2010

Durante a audiência pública realizada no último dia 9, na Câmara Municipal de São José, o policial Alaor Bittencourt especialista em Gestão de Polícia Comunitária, divulgou um dado alarmante sobre a cidade de São José: o município encontra-se entre os 300 com maior índice de homicídios no país.

O evento, realizado pela Comissão Especial de Segurança Pública da Câmara, teve como objetivo debater os dados coletados pela vereadora Méri Hang (PSDB), acompanhada pelos vereadores João do Ovo (PTB) e Alini Castro (PSDB). Participaram da audiência o vice-presidente de relações institucionais da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Cardoso de Souza, representantes dos conselhos comunitários do município, o secretário municipal de Segurança Pública, Edson Souza, o comandante do 7º Batalhão da PM/SC, Paulo Romualdo Weiss, e o delegado regional da Comarca de São José, Amilton Moura.

Segundo dados levantados pela vereadora Mery Hang (PSDB), a preocupação está na falta de efetivo, já que o município tem um policial para cada 600 habitantes, quando o correto seria um para cada 200. A comissão também divulgou a distribuição incoerente de policiais, dando como exemplo o fato de que na Assembleia Legislativa trabalham três vezes mais policiais do que nas ruas de São José. “Os dados são graves, existe falta de recursos e de comprometimento”, afirma a vereadora.

Outro problema que o município vem enfrentando é a demora na instalação das câmeras de monitoramento, uma promessa realizada em novembro de 2009. “Recentemente o prefeito Djalma Berger afirmou que mesmo sem a contrapartida do governo do Estado, a gestão municipal iria instalar o equipamento com recursos próprios, e até agora nada de câmeras. A sensação de insegurança é geral entre a população”, afirmou Marcos de Souza durante a sua fala no evento.

Para o secretário Edson Souza, os problemas do município não estão na falta de equipamentos, mas sim na necessidade de um choque de gestão. “Temos a melhor infraestrutra de equipamentos do estado. O que nos falta é vontade de realizar uma gestão política de qualidade para que as coisas aconteçam em São José”, declarou. A Comissão Especial de Segurança irá apresentar um relatório ao presidente da casa legislativa solicitando que uma comissão permanente seja montada pelos vereadores.


Autoridade da Classe empresarial, Segurança Pública, Vereadores e Consegs estavam presentes na audiência pública


Marcos Cardoso de Souza, Vice-Presidente da AEMFLO e CDL-SJ relembrou a promessa das câmeras feita em novembro de 2009


Secretário de segurança de SJ, Edson Souza acredita que a solução está em um choque de gestão

14/12/2010

Mais notícias