A cidade de São José acabou de levar a medalha de bronze em uma competição nada desejada. É o terceiro município catarinense em número de furtos de veículos, ficando atrás apenas de Joinville e Florianópolis. Segundo uma pesquisa feita pelo sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina, em fevereiro deste ano foram 79 ocorrências no município. Os veículos preferidos pelos ladrões foram as motos Honda CG125, em segundo lugar o Gol e terceiro o Fiat Uno. Outra atenção que os motoristas devem ter é quanto aos notebooks, geralmente escondidos no porta malas.
Só ao lado da AEMFLO e CDL-SJ, na Av. Leoberto Leal, no último mês quatro carros foram arrombados. Os prejuízos se resultam em notebooks, óculos de sol e documentos levados pelos bandidos, além dos estragos nos automóveis. Quem teve o carro arrombado sabe bem a sensação de impunidade. “Este tipo de crime está virando rotina em São José e região, é preciso que os órgãos de segurança pública tomem medidas urgentes e eficientes. Não somos apenas estatísticas, somos cidadãos em busca dos nossos direitos básicos, entre eles, segurança”, comenta Marcos Souza. Vice-Presidente Institucional da AEMFLO.
Segundo o Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de São José, Edson Souza, a cidade apresenta números elevados de furtos, pois muitos carros roubados em Palhoça e Biguaçu são trazidos para o município. “A nossa cidade é de passagem, e a geografia acaba ajudando para que os ladrões aproveitem para abandonar os carros por aqui”, alega. O secretário garante que a Guarda Municipal continua atuando com rigor na fiscalização de veículos suspeitos. “Só nesse mês recuperamos três veículos roubados na cidade”, conclui.