Acesso Rápido

Notícias

São José é uma das 25 melhores cidades do Brasil para se empreender

25/09/2008

Municípios brasileiros de pequeno e médio porte estão desbancando as metrópoles no quesito oportunidades para abrir um negócio. Esse novo cenário é constatado em estudo exclusivo da consultoria paulistana Geografia de Mercado para a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“O novo boom de riqueza nacional passa longe das grandes metrópoles, que se desenvolveram lentamente ou estão estagnadas”, confirma a reportagem da jornalista Adriana Fonseca e Kátia Simões.

O estudo, feito através do cruzamento de diversos indicadores, apontou a lista das 25 melhores cidades do país com menos de 1 milhão de habitantes para se empreender.

Com um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) equivalente a 0,849 (escala de 0 a 1), líder na geração de empregos no Estado no mês de agosto deste ano e redução da criminalidade no comparativo 2006-2007, São José foi apontado na lista como um dos melhores municípios para quem deseja montar um negócio.

Além disso, outros fatores influenciaram na escolha do município, a exemplo da infra-estrutura, economia e investimento em desenvolvimento.

A revista também aponta que São José apresenta negócios potenciais para o turismo com a construção do Porto Turístico Internacional de Santa Catarina, que deve ser inaugurado até 2014. “O porto deve receber navios de cruzeiro e promete movimentar toda uma rede de bares, restaurantes, lojas, centros de eventos, cinemas, casas de espetáculos e demais empresas de entretenimento”, destaca Adriana Fonseca e Kátia Simões.

“O Porto Turístico Internacional de Santa Catarina deve gerar cerca de 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos para atender a demanda do setor”, prevê o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Décio Giacomelli.

“Pequenas Empresas & Grandes Negócios” também reconhece a iniciativa pioneira da Prefeitura de São José ao implantar o Centro Universitário Municipal de São José, primeira universidade municipal gratuita do país, que hoje já atende 880 alunos em quatro cursos de graduação e um curso técnico, preparando e profissionalizando os josefenses para o mercado de trabalho.

Assessoria de Comunicação Social da PMSJ

25/09/2008

Mais notícias