O crescimento do Brasil nos últimos anos tem motivado as empresas a ampliar seus negócios e contratar profissionais para conduzir o processo de expansão. De janeiro a maio deste ano, 435 empresas anunciaram investimentos no país, 73% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas-RJ com exclusividade para a revista Você S/A de julho, mostra que os investimentos estão cada vez mais disseminados no território brasileiro. A FGV-RJ fez um levantamento em 127 cidades a partir de três indicadores: educação, vigor econômico e saúde. As cidades analisadas fazem parte das 5% maiores do Brasil e têm pelo menos 170 mil habitantes e 210 milhões de depósitos à vista.
Entre as 100 melhores cidades brasileiras para fazer carreira, São José ficou em 71º lugar. Entre as catarinenses classificadas o município ficou na quinta colocação, atrás de Florianópolis, Itajaí, Blumenau e Joinville.
Seguindo a mesma tendência, São José vem se destacando nos últimos anos em relação à empregabilidade, sendo a 43ª cidade brasileira e a 3ª cidade catarinense entre as que mais geraram empregos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Outro indicador nacional, fornecido pela Revista Atlas do Mercado Brasileiro 2008 (publicação nacional da Gazeta Mercantil), classificou São José como o 14° município mais dinâmico do Brasil e 2° mais dinâmico de Santa Catarina.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de São José, Décio Giacomelli, enfatiza que esses dados demonstram a excelente infra-estrutura do município, bem como a preocupação com o bem-estar dos trabalhadores. “A responsabilidade social representa um compromisso para muitas empresas josefenses e isso envolve a relação com a comunidade, o meio ambiente, a administração municipal, fornecedores e funcionários”, destaca o secretário.
Crédito da foto: Pedro Clasen – www.belasantacatarina.com.br)