Com objetivo apresentar os projetos e investimentos em infraestrutura, a Prefeitura de São José apresentou nesta quinta-feira (4), aos empresários integrantes da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo) e Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (CDL-SJ), os projetos para a mobilidade na região. A reunião aconteceu na sede da entidade e contou com a presença do prefeito Orvino Coelho de Ávila, secretários municipais e vereadores.
Orvino explicou que a administração está focada em aprimorar a mobilidade urbana, e anunciou um conjunto de projetos destinados a modernizar e otimizar o sistema viário da cidade. “Em um esforço para melhorar a infraestrutura e a fluidez do tráfego, a prefeitura tem planos para abrir novas vias e melhorar as já existentes”, disse.
O presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, destacou a projeção de crescimento para São José. “São José é impactada, pois é o município central da região metropolitana. Todo o fluxo da região passa pela nossa cidade e precisamos de soluções urgentes para melhorar o trânsito. Discutir a mobilidade é essencial, precisamos saber o que está sendo projetado na cidade”, explicou.
O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Pedro Paulo Duarte da Silva, foi o responsável pela apresentação aos empresários. Deu início a apresentação falando sobre as obras efetivamente concluídas pela gestão como o primeiro trecho da Beira-Rio. Nomeada Avenida Prefeito Gervásio José da Silva a nova via que foi idealizada há mais de 20 anos, integra o anel viário interno fica nos limites dos bairros Sertão do Maruim, Forquilhinha, Forquilhas, Flor de Nápolis, Potecas, Picadas do Sul e Distrito Industrial.
Outras duas importantes obras de infraestrutura, já entregues, foram citadas pelo Secretário;a nova avenida que liga a Avenida Osvaldo José do Amaral (das Torres), em Areias, à Rua João José Martins, em Potecas, e a rótula no entroncamento da Rua Acelino Pereira com a Rua João José Martins, em Potecas. “São vias que estabelecem uma importante conexão Norte-Sul dentro do município. Além de mais mobilidade estas obras trazem mais qualidade de vida para os moradores do entorno e influenciam inclusive na economia local”, declarou.
Dando continuidade, foram mostrados os projetos que estão em execução, como a rotatória do Shopping Itaguaçu com a Rua Domingos André Zanini e Gerôncio Thives juntamente com o projeto de revitalização da Rua Koesa, no Kobrasol.
Por fim, Pedro Paulo também apresentou projetos futuros que vão impactar na mobilidade da cidade, como a construção da Avenida Beira-Mar de Barreiros, que ligará São José a Florianópolis e servirá como opção de trânsito para o acesso à BR-101, a nova Avenida das Universidades, localizada em Forquilhinhas e a duplicação nas ruas Antônio Jovita Duarte, em Forquilhas, e Kiliano Hammes, em Potecas.