Abrir, alterar ou fechar uma empresa se tornará mais fácil nos próximos meses em Santa Catarina, quando todos esses processos serão feitos exclusivamente pela internet através do Sistema da Junta Digital.
A Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) definiu um cronograma de implantação até março de 2019, de acordo com a natureza jurídica da empresa, que estipula os prazos em que deixarão de receber os processos físicos na sede e nas 57 unidades do Estado.
A resolução foi aprovada pelo Colégio de Vogais no dia 20 de setembro, em Sessão Plenária. Apenas os processos de fusão e incorporação, permanecerão sendo feitos fisicamente.
O presidente da Jucesc, Gerson Basso, lembra que atualmente os empresários e contadores precisam ir até o balcão do órgão com a documentação impressa para dar encaminhamento ao processo, que passa por sete etapas. Agora, basta fazer a solicitação através do sistema digital.
“Até 30 de março de 2019, a Junta estará totalmente digital e não aceitará mais nenhum processo em papel, pois será obrigatória a utilização do sistema”, explica Basso. A principal vantagem é a agilidade, processos que podem levar até 72 horas serão analisados em menos de 10 minutos.
Conforme Basso, a Jucesc já chegou a ter processos que levaram quatro meses para serem processados. Além disso, o sistema digital representa economia de papel, o que ajuda também o meio ambiente e a segurança dos dados.
Para mais informações e abrir protocolo acesse o Sistema da Junta Digital.
Com informações da JUCESC