Estado foi o único a apresentar saldo negativo no mês de março
SC não conseguiu acompanhar o ritmo nacional de recuperação no saldo de empregos em março.
No Estado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram eliminados 293 empregos no mês, queda de 0,02% em relação a fevereiro. Embora sinalize uma estabilização, este foi o pior resultado para o mês de março desde 2006, e o Estado foi o único a apresentar saldo nulo. Em todo o país, março registrou um saldo positivo de 34.818 empregos com carteira assinada.
Considerando o balanço do trimestre, houve criação de 11.788 postos de trabalho no Estado – o pior resultado para o trimestre em dez anos. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, quando foram criadas 36.405 novas vagas, a queda foi de 67,6%.
Os municípios catarinenses com melhor resultado foram Blumenau (1.478 vagas), São José (1.214) e Tubarão (622 vagas). Os que mais desativaram postos de trabalho em março foram Fraiburgo (-2.146), Florianópolis (-889 postos) e Balneário Camboriú (-331 postos).
Mas diante do crescimento de março, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, diz que há indicações de que, em abril, o saldo continuará positivo. “Em abril, possivelmente a indústria apresentará um dado positivo, já que em março, embora tenha registrado saldo negativo, houve uma redução nas demissões frente às contratações do setor”, afirma o ministro.
Fonte: DC