Disciplina e cautela na prática de exercícios são essenciais. Essas são recomendações dadas por especialistas e que podem diminuir as chances de contrair uma lesão durante a prática de atividade física, seja em uma corrida na rua, seja na academia ou naquela “pelada” de fim de semana.
Dependendo do tipo de atividade que o praticante deseja começar, algumas dicas também são preciosas para sair ileso após a prática.
O primeiro passo é a avaliação médica do tipo de atividade que está apto a praticar, após essa etapa pontos fundamentais deverão ser analisados. Um deles é a alimentação: não fazer atividades em jejum e não comer demais antes da atividade. O recomendado é comer coisas leves. Durante o dia a dia é o importante ter uma alimentação balanceada, com uma dieta rica em carboidratos (pães, macarrão, batata, arroz etc); fibras e cereais integrais (aveia, pão integral, granola, entre outros) e frutas, verduras e legumes.
As proteínas (carnes, ovos, laticínios, etc) devem ser consumidas em menor quantidade do que a de carboidratos. Hidratar-se bem antes e depois das atividades também é necessário.
Outro ponto imprescindível para minimizar o risco de lesões é a rotina de atividades. Fazer aquecimento antes dos exercícios prepara os músculos para a atividade e um alongamento relaxa o corpo após a prática. Uma boa noite de sono também é ideal para o descanso do organismo e a reposição de energia.
Para concluir o conjunto de dicas, a vestimenta deve ser levada em conta. É indicado o uso de roupas leves e confortáveis.
Fonte: Viva Saúde