Na última quarta-feira (20) o inverno deu boas vindas e trouxe o frio aos habitantes do hemisfério sul do planeta. A baixa temperatura, característica da estação, e a poluição das grandes cidades causam problemas de saúde e facilitam a chegada das chamadas doenças de inverno.
O clínico geral e professor da Universidade de São Paulo, Ricardo Luiz Oliveira Franco, dá algumas dicas para prevenir os incômodos.
Para combater as gripes e os resfriados, as doenças mais comuns na estação mais fria do ano, medidas simples como usar antitérmicos, beber muita água, fluidificar as secreções nasais e repouso domiciliar, podem ser eficientes. Oliveira também aconselha evitar ambientes fechados com muitas pessoas e, caso isso não for possível, abrir portas e janelas para ventilar o ambiente.
Tomar vacinas para prevenção de gripes e pneumonias é indispensável para evitar complicações. Também é preciso manter o ambiente limpo e arejado, beber bastante líquido, consumir alimentos ricos em vitamina C, lavar as mãos com frequência e evitar fumar ou conviver com fumantes ajudam a prevenir as doenças de inverno. Caso aconteça o contágio, o conselho é não se medicar sem antes consultar um médico que possa indicar o medicamento e a dosagem adequados.
Fonte: Portal UOL