Segundo Janete, mesmo em tempos de crise é necessário investir em comunicação, pois ajuda a sobreviver quem se destaca na mídia, em eventos e pelo diferencial no atendimento. Até mesmo para reduzir o quadro de funcionários, Janete destaca a importância da comunicação na condução deste processo. “A comunicação representa a chave para realizar essa ação de forma assertiva, bem posicionada, educada, elegante e efetiva, com clareza nas ideias, a fim de alcançar o objetivo da mensagem”, reforça.
Para a fonoaudióloga, são inúmeros os benefícios de uma boa comunicação empresarial. Entre os principais, elenca: o clima organizacional fica agradável. A equipe passa a ter postura profissional adequada no ambiente de trabalho, pois a missão, a visão e os valores da empresa estão bem alinhados internamente. Os processos ficam mais rápidos com a redução da margem de erro e as reuniões rotineiras se tornam eficazes. “A comunicação também é à base do relacionamento com os consumidores. Um cliente bem atendido tende a comprar mais, se tornar fiel à marca e ainda a recomendar para outras pessoas”, diz ela.
Mas o grande desafio da comunicação no mundo dos negócios é se expressar de forma inteligente e humanizada, para transformar positivamente as relações profissionais. Pesquisas mostram que o Brasil ocupa a 5ª pior posição no ranking de atendimento no comércio. Outro dado surpreendente é que 68% da perda de clientes está relacionada à insatisfação com o atendimento, superando os preços altos. E grande parte dos problemas é resultado da falta, falha ou excesso de informação, revela Janete.
Para aprimorar a comunicação nos negócios, a fonoaudióloga sugere capacitar as equipes de todos os setores com cursos de aperfeiçoamento, como atendimento ao cliente, comunicação do líder, gerenciamento de crise de imagem, atendimento telefônico, treinamento para falar em público e na mídia, comunicação efetiva e assertiva, entre outros.
Cinco dicas para aprimorar a comunicação
A profissional dá cinco dicas para aprimorar a comunicação nos negócios:
O primeiro passo é conhecer a sua comunicação, fazendo uma reflexão com perguntas simples, como: falo alto, baixo ou em volume ideal? Falo muito, pouco ou o suficiente? Olho nos olhos quando converso com as pessoas? Uso os gestos para reforçar o que estou dizendo?
Pratique a escuta ativa, observando os gestos, as expressões do rosto, o tom de voz e a postura das pessoas.
Exercite a empatia, pois se colocar no lugar do outro é o comportamento mais visado pelo mercado de trabalho hoje.
Saiba apresentar sua empresa em 30 segundos. No mundo dos negócios, sempre surge a oportunidade de apresentar o seu trabalho. Tenha essa apresentação pronta em mente, com as seguintes informações: nome, profissão, cargo, empresa, serviço ou produto, tempo de mercado, localização da empresa, formas de entrar em contato.
Pratique a boa comunicação diariamente, no trabalho, com a família e amigos. Saiba se posicionar de forma educada e elegante, respeitando a opinião do outro, com clareza e objetividade. “Desta forma, você se transforma e os relacionamentos se fortalecem, pois são resultados de conexões positivas”, conclui.
Comunicação nos negócios foi tema de palestra
Janete e a jornalista Thaiz Didoné ministraram a palestra “O poder da sua comunicação no mundo dos negócios”, no Nume CoMvida, realizado na última quarta-feira (06/04), na sede da AEMFLO e CDL-SJ, em Barreiros.
A coordenadora do Nume, Juliana Simon, afirma que o evento foi excelente. “Pelos feedbacks recebidos, podemos constatar que os objetivos mais uma vez foram atingidos e que o desenvolvimento pessoal e empresarial de nucleadas e 'coMvidadas' subiu mais um degrau rumo ao sucesso", diz ela.
Juliana destaca ainda a importância do evento. "O Nume CoMvida, evento semestral do núcleo, que está em sua 3° edição, tem como foco o fomento ao associativismo, de forma leve, porém muito produtiva. Neste momento, proporcionamos a capacitação com aplicação efetiva, onde as participantes podem melhorar e aumentar seu networking, gerando negócios e também a busca de soluções conjuntas”, conclui.
Link Relacionado