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Reduza a inadimplência utilizando corretamente o serviço do SPC

29/07/2009

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) pode ser o melhor amigo do empresário, desde que seja utilizado corretamente. No momento da compra, de forma delicada, é importante identificar qual a renda do cliente, evitando que ele comprometa mais de 50% da sua renda com prestações.

De acordo com o CDL/São José, em uma análise de crédito é fundamental que exista uma ficha cadastral bem preenchida, legível, completa e assinada. As informações prestadas pelo cliente deverão ser verificadas e podem ser feitas por meio de checagens pessoais por meio da documentação ou pela internet junto ao SPC.

Cada conferência pode e deve variar de acordo com o tipo de operação e até mesmo com o valor que o cliente está solicitando. Depois, o lojista deve consultar o banco de dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), para verificar se há alguma inadimplência.

Dicas para reduzir a inadimplência

:: Exigir a apresentação de documentos pessoais;
:: Carteira de identidade;
:: CPF;
:: Comprovante de renda (carteira profissional);
:: Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone);
:: Não aceitar que o cliente diga os números dos documentos, mas sim que ele mostre os documentos na hora da compra à vista, quando for venda com cheque ou parcelada. Solicitar também comprovante de residência (contas de água, luz, telefone etc) ou recibo de pagamento, declaração de imposto de renda ou carteira de trabalho.

29/07/2009

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