Branco, preto, amargo, com recheio, diet, em barra, bombom, pastilha, não importa. Os mais variados chocolates invadiram as casas dos brasileiros no mês de abril em função da Páscoa. Os abusos são quase que inevitáveis, pois nesta época consumimos muito doce, e é normal acordarmos com a consciência pesada e refletindo na quantidade de calorias que se ingeriu.
Para a felicidade da maioria, não há segredo para se recuperar do consumo excessivo. Segundo a nutricionista Patricia Pires Merlin a dica é ingerir bastante líquido, de preferência água para desintoxicar, comer alimentos saudáveis como frutas, legumes, verduras e produtos orgânicos, que são livres de agrotóxicos, além de eliminar os doces por um período.
A nutricionista ainda alerta que o consumo excessivo pode causar dor de barriga, diarreia e alergias, principalmente devido a quantidade de conservantes, gordura e cafeína, componentes importantes dos chocolates. Patrícia também recomenda nunca substituir uma refeição pelo chocolate. “O ideal é a pessoa procurar um profissional e saber o quanto de calorias precisa ingerir por dia, incluindo o produto na dieta”, declara.