No dia 30 de outubro, a Prefeitura de São José, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Autopista Litoral Sul se reuniram e decidiram reabrir os acessos da BR-101, em São José. Ficou acertada a reabertura do acesso do KM 207,6, no Morro do Avaí, que antes era um acesso de entrada e passará a ser de saída da rodovia. Já o acesso de saída existente no KM 208,1, em Forquilhinha, será transformado em acesso de entrada.
Além disso, será instalado um semáforo e implantado um binário no trevo de Forquilhinha. A previsão é que a alteração esteja concluída em torno de 60 dias. A prefeita do município, Adeliana Dal Pont, afirma que as medidas buscam melhorar o tráfego no trecho da BR-101, em São José, e na marginal sentido Norte-Sul.
A Autopista Litoral Sul confirmou a readequação dos acessos e afirmou que implantará a terceira faixa na BR-101 entre o KM 204 e o KM 210, no sentido sul. Declarou ainda que a conclusão das obras está prevista para fevereiro de 2014. Serão realizadas durante a semana no período noturno, das 22h às 6h e no domingo, das 6h ao meio dia. No sábado não haverá obras.
Questionado sobre a reabertura dos acessos e quando irão ocorrer, Luiz Graziano, do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal, não soube informar sobre o assunto.