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Quase metade dos microempreendedores individuais brasileiros trabalham em casa

02/07/2014

Trabalhar em casa, com organização e disciplina, pode ser uma alternativa para tempo gasto com deslocamento, engarrafamentos, entre outros problemas. Dados do Sebrae apontam que 3,5 milhões dos microempreendedores individuais brasileiros, 48,6% trabalham na própria residência. Ainda segundo a instituição, 77% dos profissionais de artesanato utilizam o lar como espaço criativo.

O contador que atende no Balcão do Empreendedor da AEMFLO e CDL-SJ, Wando Oliveira Mendes, explica que esse índice é alto porque trabalhar em casa reduz custos, como gastos com aluguel e condomínio. Além disso, Mendes afirma que os empreendedores na categoria MEI pagam uma taxa baixa. Nas entidades, por exemplo, a taxa de manutenção do MEI é de R$ 15,90.

Para quem pretende montar um negócio nessa circunstância é importante seguir algumas regras para atingir o êxito. O primeiro passo é se informar na prefeitura do município sobre normas locais para licenciamento e funcionamento das atividades. A regularização traz mais segurança ao microempreendedor, deixa as regras a serem cumpridas mais claras e amplia o mercado por conta da possibilidade de se emitir nota fiscal. Certifique-se sobre as questões de zoneamento, higiene e saúde, em geral rigorosas para quem atua nas áreas de alimentos e cosméticos.

É importante ter um espaço na casa para receber clientes, fornecedores ou mesmo para a entrada de funcionários. Defina horários para o início e término do expediente e se vista profissionalmente. Além disso, estabeleça regras com a família, para não misturar problemas e situações da vida doméstica com as da empresa.

O empreendedor deve ter uma linha telefônica exclusiva para o negócio. Atenda as ligações sempre de modo formal e, na sua ausência, prefira a secretária eletrônica. Registre um domínio na internet para a criação do site de sua empresa. Um site é um ótimo cartão de visitas e ajuda a dar credibilidade a um novo negócio.

O empresário também tem que ficar atento ao cumprimento de prazos, à qualidade do produto e à competitividade do preço da mesma forma que o empresário responsável por um comércio, escritório ou fábrica.

Com informações Sebrae

02/07/2014

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