O Decreto nº 6.022, instituído em 2007, batizado de Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), prevê a emissão de notas contábeis e fiscais de forma eletrônica. O que poucas pessoas sabem é como isso pode contribuir em seus negócios e na vida do consumidor.
Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado.
Dessa forma, de acordo com os técnicos do Governo Federal, o SPED irá contribuir para a redução dos custos administrativos, com o armazenamento de documentos e também para minimizar os encargos com o cumprimento das obrigações acessórias e ainda com mais segurança. Além disso, o novo sistema amplia as possibilidades de seleção de contribuintes e, quando da realização de auditorias, gera expressiva redução no tempo de execução.
O SPED foi tema da palestra ministrada ontem (9/12) pelo contabilista, empresário, conselheiro do CRCSC (Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina) e membro do Núcleo de Contabilistas da AEMFLO e CDL-SJ, José Mateus Hoffmann, com experiência de 23 anos no segmento de softwares de gestão. O evento atraiu para a sede da AMFLO/CDL-SJ mais de 100 pessoas e o assunto gerou um debate entre empresários e contadores.
Hoffmann contou com o apoio da equipe do Nucont (Núcleo de Contabilistas da AEMFLO e CDL-SJ), formada pelos diretores Mauro Roger Pinto, Ewerson Luis Wiethorn, Marcio Luiz Stolf e Kátia Marlowa Amorim.
No discurso de abertura, o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Odílio Guarezi, reiterou sua satisfação em contribuir com empresários e contadores por meio de debates que almejem o crescimento de ambos os segmentos. Colocou a entidade à disposição para novos encontros e troca de informações com o objetivo de aprimorar a legislação tributária.
O presidente do CRCSC, Sérgio Faraco, disse estar satisfeito em participar de uma discussão tão importante para a economia do País. Para os contadores, informou que o Conselho firmou convênio com a Fecomércio e esperar assinar em breve também com a Delegacia Regional do Trabalho. Faraco convidou a todos para as plenárias do CRCSC, abertas ao público - a próxima será no dia 17 de dezembro. Ele colocou à disposição, também, seu telefone (48 3027-7040) para os interessados em mais informações sobre o assunto.
Ao final do encontro todos foram convidados para um coquetel.
Link Relacinoado
:: O conteúdo da palestra pode ser conferido aqui e está disponível para download [PDF]