No verão, a maioria das pessoas se preocupa com as consequências que as altas temperaturas podem ocasionar à saúde e faz o uso do protetor solar diariamente. No inverno, porém as pessoas colocam várias roupas para se aquecer e ficam com a impressão de que os raios do sol não fazem mal nessa estação ano. Uma falha grave, que pode trazer muitos prejuízos à saúde.
“A população precisa se conscientizar que não é só na praia ou na piscina que os raios solares causam danos à nossa pele. O filtro solar deve ser usado todos os dias, em todas as estações, independente do tom de pele, mesmo que o céu esteja nublado e as temperaturas baixas”, alerta a médica Sharon Senger.
Embora o excesso de sol faça mal à saúde e à beleza da pele, Sharon lembra que os raios solares são fundamentais para nosso organismo. “Todos nós precisamos do sol para viver com saúde. A exposição em horários corretos, antes das 10h e depois das 16h, por curtos períodos de tempo, traz inúmeros benefícios a todos. O sol é essencial para a absorção e produção da vitamina D, uma vitamina importantíssima na formação do cálcio que dá estruturação aos nossos ossos”, garante a médica.
Por isso, quem quer ter uma boa saúde e ainda manter a pele bronzeada, deve aproveitar o sol com moderação, fazer o uso de filtros solares com alto fator de proteção, óculos escuros e respeitar os horários indicados pelos médicos, no verão ou no inverno.