Existem alimentos que, além de fornecer nutrientes, trazem benefícios à saúde. Autora do livro Assim ou assado - como se alimentar bem de maneira prática e saudável, a nutricionista Marcia Daskal lista quais são os principais alimentos funcionais.
A ação protetora que esses alimentos exercem no organismo é atribuída à presença de substâncias chamadas de compostos bioativos.
Fitosteróis: contribuem para a redução do colesterol ruim. Fontes: óleos vegetais, especialmente azeite e canola.
Catequinas e flavonóides: ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e alterações que podem viabilizar o desenvolvimento de tumores. Fontes: chá verde e chocolate quente.
Polifenóis: aumentam os níveis de colesterol bom e previnem o enrijecimento das artérias. Fontes: suco de uva e vinho tinto.
Licopeno: ajuda a prevenir o câncer de próstata e, devido a sua ação antioxidante, também previne doenças cardiovasculares. Fontes: molho de tomate, pitanga, goiaba e melancia.
Betaglucanas: ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e ainda reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer de intestino e estômago. Fontes: aveia, centeio e cevada.
Ácidos fenólicos: combatem os radicais livres, ajudam a reduzir o colesterol ruim e favorecem a absorção de outros nutrientes. Fontes: alecrim, sálvia, orégano, salsinha, cebolinha, canela em pau, casca de uvas vermelhas, morango e kiwi.
Isoflavona: alivia a intensidade e a freqüência dos sintomas da menopausa, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer especialmente os de origem hormonal como mama, próstata e endométrio, reduz o colesterol total e aumenta o colesterol bom e ainda ajuda a prevenir a osteoporose. Fontes: soja e derivados.
Ácidos graxos ômega-3: ajudam a reduzir o colesterol ruim e o triglicérides e protegem a membrana das células do cérebro. Sendo assim, contribuem para a prevenção de infarto e doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. Fontes: peixes de água fria (truta, salmão, arenque, cavala e sardinha).
Carotenóides: ajudam a reduzir os danos causados pêlos radicais livres. Fontes: manga, mamão, cenoura, beterraba, espinafre, brócolis e agrião.
Quercetina: protege contra o desenvolvimento de câncer, ajuda a evitar inflamações e a formação de coágulos. Fontes: suco de uva, vinho tinto e branco, uva e maçã.
Componentes sulfurados: têm efeito antiinflamatório e antibacteriano e reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Fontes: alho e cebola.
Fonte: ClicRBS