A proposta do novo sistema de transporte coletivo de São José foi apresentada à população em uma audiência pública na última quinta-feira (22), no Centro Multiuso.
O objetivo do evento foi colher sugestões e críticas dos moradores e usuários de ônibus, antes de lançar o edital de licitação do sistema do transporte. A nova licitação vai eleger uma única empresa ou consórcio para operar o transporte coletivo por 20 anos. Atualmente, o sistema é operado por quatro empresas.
Entre as alterações propostas, estão a implantação de uma central de monitoramento, adequações das linhas e indicadores de qualidade. Além disso, o projeto permitirá integração com Florianópolis e São José, onde o passageiro pagará uma única tarifa e conseguirá transitar por diversos bairros. Hoje, cerca de 200 mil passageiros utilizam o transporte coletivo por mês no município, em 33 ônibus e 13 linhas.
O diretor de Tecnologia da Informação e Inovação da CDL-SJ, Luiz Ariosto Porto Velho, destaca que a proposta deixou muitas dúvidas, por conta do pouco tempo para questionamentos. “São necessários mais debates, afinal é um projeto de concessão de 20 anos. A proposta é fundamental para São José, para simplificar a vida dos cidadãos e integrar os diversos bairros do município”, relata. “Precisamos melhorar o sistema de transporte coletivo, mas com os pés no chão e engajado a todos os setores. A administração pública precisa sair do mundo do imediatismo, onde se pensa somente na próxima eleição e refletir o bem-estar daqueles que os elegeram”, conclui.
Com informações da Prefeitura de São José
Foto: Daniel Pereira - Secom/PMSJ