No dia 2 de setembro, o Secretário de Segurança, de Defesa do Cidadão e de Trânsito de São José, Edson Souza, prometeu em um debate na emissora de TV Record News, mediado pela jornalista Rute Enricone, com a participação do vice-presidente de Relações Institucionais da AEMFLO, Marcos Cardozo de Souza, que se até o dia 15 de setembro o governo não mandasse recursos a prefeitura iria instalar com dinheiro próprio as câmeras no município. “Se isto não acontecer nós iremos assumir a responsabilidade”, declarou o secretário durante o programa Primeira Página.
Quase 45 dias se passaram e mais uma promessa não foi cumprida pela prefeitura. As 30 câmeras que foram compradas pelo município há dois meses, não foram instaladas e desde março deste ano a população está aguardando que o monitoramento eletrônico funcione na cidade. Para Marcos de Souza, a gestão desse processo está baseada em promessas que não são cumpridas. “A associação está cobrando agilidade no caso desde o ano passado. Já perdemos um comerciante assassinado na av. Leoberto Leal e os furtos e assaltos durante o dia se tornaram rotina. O que a classe empresarial pergunta é até quando? Quantas pessoas terão que morrer? Quantos furtos e assaltos terão que acontecer para que alguma coisa realmente seja feita?”, desabafa o vice-presidente.
Segundo secretário Edson Souza, o governo do Estado vai entregar a sala de monitoramento até o início do mês de novembro para que a prefeitura possa começar a instalação das câmeras no município. “A sala de monitoramento que está sendo montada no Shopping Itaguaçu, em São José, está quase pronta. Nosso objetivo é que no começo de novembro iniciemos a instalação das câmeras na cidade nos pontos já definidos. O prefeito Djalma Berger quer dar este presente aos josefenses ainda este ano”, afirma o secretário.
No dia 29 de outubro foi assinado um convênio entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, a Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis e a Prefeitura de São José para a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. A expectativa, na época com o apoio do governo do Estado, era de que o equipamento estivesse funcionando até o final de janeiro de 2010.
Nos links abaixo você pode ler notícias sobre o caso
Em Santa Catarina já estão instaladas 355 câmeras em 10 cidades. São elas:
Fonte: SSP/SC