Entre os meses de setembro e outubro serão realizados diversos Encontros Regionais de Jovens da Rede Projeto Pescar. Os eventos pretendem fazer com que adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que participam dos cursos gratuitos de Iniciação Profissional, conheçam suas habilidades, competências e pontos fortes para o mercado de trabalho.
Os encontros serão realizados em nove regionais da Fundação Projeto Pescar. Em Santa Catarina, o evento ocorrerá no dia 10 de outubro, das 8h às 18h, na Chácara do Valêncio, em Joinville. A unidade Pescar anfitriã será a Dibrape, de Guaramirim. A temática do encontro será “O Protagonismo que Transforma”. A estimativa é que 200 pessoas participem do evento, entre jovens, educadores sociais, voluntários e convidados. Os alunos da unidade AEMFLO e CDL-SJ também estarão presentes.
As dinâmicas propõem aos jovens se dividirem em grupos compostos por pessoas de lugares diferentes. Eles serão desafiados a se superarem, lidando com incertezas, num ambiente de integração, cooperação, descontração e interrelacionamento. As atividades estimulam os jovens a elaborarem estratégias, que proporcionam novos conhecimentos, exercitando o protagonismo juvenil.
Inscrições iniciam em novembro
O Projeto Pescar, unidade AEMFLO e CDL-SJ, selecionará em novembro, jovens entre 16 e 19 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, têm escolaridade a partir da 6ª série e residem em São José para o curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos.
O período de inscrição ocorrerá de 1º a 30 de novembro, das 7h30 às 12h, na sede da AEMFLO e CDL-SJ, em Barreiros. A adesão será gratuita e o jovem precisa levar a identidade original e se inscrever pessoalmente. As aulas serão de fevereiro a dezembro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. Os alunos ganharão transporte, lanche, uniforme e materiais de uso no curso.
O curso proporcionará ao jovem aprender a enfrentar incertezas; trabalhar e produzir em equipe; ser democrático, ético e cidadão; ser um profissional competente; resolver situações problema; favorecer a autoestima e valorização pessoal e desenvolver o espírito de liderança. Mais informações com a orientadora Rafaella Carvalho, pelo telefone 4009-5612.