O Projeto Pescar, unidade AEMFLO e CDL-SJ, vem conquistando bons frutos. Desde 2011, já formou três turmas no curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. O destaque é que nessas três turmas o índice de empregabilidade sempre ficou acima de 90%.
Dos 32 jovens que se formaram no Projeto Pescar, quatro deles já ingressaram na universidade e estão dando continuidade ao processo de qualificação profissional iniciado durante o curso realizado na sede das entidades, em Barreiros. Um exemplo é Lucas Martins Pulcena, que participou do projeto em 2013 e hoje trabalha e estuda Ciências Contábeis, na USJ (Universidade de São José).
O proprietário da TrueIt, Ewerton Luis Alves, é um dos empresários que já empregou um aluno do projeto e ressalta as inúmeras qualidades que as aulas proporcionam aos jovens. “Os egressos do Projeto Pescar passam por vários treinamentos, em diversas áreas, inclusive nas comportamentais. Entretanto, o maior valor desses jovens é a vontade de aprender e crescer. Eles já são vencedores por buscarem uma mudança e certamente isso vai influenciar em todas as áreas da vida desses jovens. As empresas que contratam alunos do Projeto Pescar identificam, em pouco tempo, esse potencial”, afirma.
O Projeto Pescar visa oferecer, em organizações socialmente responsáveis, oportunidades de qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Cada participante do projeto recebe a formação nos temas sobre meio ambiente, ecologia, comunicação, saúde, empreendedorismo, introdução à logística, introdução à contabilidade, entre outros.
Esse ano o Projeto Pescar conta com dez alunos e tem o apoio e incentivo das empresas Alexandre Turismo, Baldessar e Cia, Distlé Distribuidora e Logística, Giacomelli Imóveis Ltda, Mac Shopping, Tecnoport, Retífica Scarduelli, Supermercado Copal e Nucont