A Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO), a Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (CDL-SJ) e o Sebrae Santa Catarina iniciaram um projeto que visa fortalecer os pequenos negócios de gastronomia de São José. Ao todo, participam 30 empresas, em diversos níveis de amadurecimento, que irão receber mais de 50 horas de capacitação e 10 horas de consultoria personalizada. O objetivo da iniciativa é preparar esses pequenos negócios para que cresçam e se desenvolvam de maneira estruturada.
As empresas reúnem-se semanalmente, todas as quintas-feiras, para receberem capacitação dentro de quatro grandes áreas: gestão, marketing, inovação e governança. “Estamos entusiasmados com o grupo que desde o primeiro momento demonstrou muito interesse em participar desse projeto e estão claramente ansiosos por conhecimento. Apostamos que ao final desses meses de trabalho teremos bons cases de empresas que aperfeiçoaram a sua gestão, inovaram na sua proposta e estão entregando ao consumidor final um serviço de excelência”, destaca o gerente regional do Sebrae/SC, Wanderley Andrade.
Para a presidente da AEMFLO e CDL-SJ Nadir Koerich, essa parceria com o Sebrae/SC elevará a competitividade do segmento gastronômico da região. “O projeto apresenta soluções inovadoras para o desenvolvimento dos pequenos negócios. O Núcleo de Alimentação e Gastronomia está com muitas expectativas positivas”, comenta.
Além dos encontros semanais, cada empresa terá direito a 10 horas de consultoria personalizada em que cada uma poderá escolher a área que melhor se encaixa as suas necessidades. “Se o empresário sente que precisa de capacitação em finanças, por exemplo, a sua capacitação será nessa área. Se precisa aperfeiçoar o marketing, terá consultores especializados para ajudá-lo. A ideia é que essa capacitação seja voltada para atender às necessidades de cada negócio”, explica Wanderley.
Além disso, as empresas irão participar até o final de 2019 de duas missões empresariais que irão possibilitar o intercâmbio de conhecimento. “Para finalizar o projeto com chave de ouro, estamos programando para o começo do próximo ano um festival gastronômico, em que as empresas vão trabalhar e pensar em conjunto em como promover São José como um destino de ótima gastronomia, com cozinhas que vão desde a região até a internacional, com opções e preços para todos os bolsos e gostos. Essa é uma excelente maneira de mostrar ao consumidor a força do setor de gastronomia do município”, finaliza Wanderley.
Os bares e restaurantes envolvidos nessa iniciativa são:
3º Setor Eventos
Café & Cia
Café Colonial Ana Maria
Café Paris
Cantina Zabot
China in Box
Coffee Body
Crepes Mania
Dom Piero
Dudu Hamburgueria
Green Salad Shop
Homer Burguer
Juca Pato
Kitlev
Macarronada Italiana
Macarronada Italiana Massas e Pratos Congeladas
Mad Burger
Meu Cantinho
Mexilhostras
Mi Piace Gelato
Natuvida
O Ilustríssimo
Portugaria
San Café
São Paulo Hamburgueria (2 unidades)
Senhora Batata
Seu Vicente Café
Snooker Meu Cantinho
Toca das Ostras Entreposto de Pescados
Tocas das Ostras Restaurante
Wave Poke