Estudo feito pelo IBGE mostra crescimento
Segundo dados do IBGE a produção industrial cresceu 0,7% no mês de março em relação ao de fevereiro. O registro é de uma alta mensal seguida, considerando os dados com ajuste sazonal.
A pesquisa foi divulgada no último dia 5, e verificou que em relação a março do ano passado houve um recuo de 10% segundo os dados. O setor que mais se verificou a alta foi o de automotores, que chegou a 7% em relação a fevereiro.
O IBGE também afirmou que onze das 27 atividades industriais obtiveram alta na produção como a indústria farmacêutica (9%), produtos químicos (3,5%), equipamentos de instrumentação médico-hospitalar e óticos (20,8%) e indústrias extrativas (2,4%).
Contudo a pesquisa também apontou retração nos segmentos de equipamentos de transporte (-15%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-15%); máquinas e equipamentos (-3,3%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (-5,5%).
Na categoria industrial, o único registro de queda ante fevereiro foi o setor de bens de capital (-6,3%). Já os demais setores apresentaram alta ou variação como: bens intermediários (0,3%), bens de consumo (1,3%), bens duráveis (1,7), bens semiduráveis e não duráveis (0,8%).
Fontes: Estadão e G1