Acesso Rápido

Notícias

Presidente Kennedy: debate "revitalizado"

24/04/2012

São José é a terceira maior economia do Estado, o quarto município em número de habitantes e está situado em uma importante localização para a ligação de toda a região metropolitana. Frente a isso, o município carece de infraestrutura. A revitalização da avenida Presidente Kennedy é apresentada pela prefeitura como uma das obras que trarão melhoras à infraestrutura do município.

Após mais de dois anos do lançamento do projeto, um novo capítulo está agendado: o presidente da Câmara Municipal, Neri do Amaral, irá convocar a secretaria responsável para definir a data de uma futura audiência pública, que abordará questões relativas ao projeto executivo de revitalização da avenida Presidente Kennedy – obra orçada em R$ 11 milhões.

O objetivo da audiência é tirar as dúvidas em relação ao projeto principal e apresentar soluções para os problemas que estão sendo encontrados no andamento das obras. A data de conclusão prometida fica para o segundo semestre deste ano. O projeto prevê a instalação de ciclovia, via exclusiva para ônibus, estacionamento, cabeamento de iluminação subterrâneo, calçamento padrão com guia para deficientes visuais e rampas de acesso, arborização e padronização de placas publicitárias, além da transformação da avenida em via de mão única no sentido Florianópolis - Praia Comprida. Por enquanto, só a etapa subterrânea da obra está quase concluída: segundo a secretaria de projetos especiais, os dutos subterrâneos para cabeamento estão 90% prontos. Paralelo a isso, estão sendo feitos os bolsões de estacionamento e a recuperação da drenagem pluvial nas regiões que tinham alagamentos na avenida.

Para o secretário de Projetos Especiais, Aurélio Remor, a audiência pública que a Câmara pretende realizar é de extrema importância e elogia o papel fiscalizador do legislativo. “A audiência servirá para apontar problemas, sugestões e apresentar soluções. Será uma forma de mostrar para a sociedade o andamento de uma obra de vital importância para o município”, comenta. O gerente comercial do Hotel Kennedy, empresa associada às entidades e localizada na avenida, Bruno Brüggemann, afirma estar acompanhando a obra e percebe uma certa morosidade no andamento da execução. “Prometeram entregar a obra concluída no aniversário de São José (19 de março) e até agora nada”, declara. Brüggemann também diz onsiderar a obra essencial e positiva para o setor hoteleiro do bairro. “A revitalização vai ser bastante benéfica. A avenida terá um aspecto mais bonito, humanizado e o potencial turístico irá aumentar consideravelmente”, finaliza.

A AEMFLO e CDL-SJ acompanham o andamento da revitalização da avenida Presidente Kennedy desde o princípio. Em pesquisa realizada pelas entidades com empresários e gestores de estabelecimentos instalados na avenida, no período em que o projeto estava sendo lançado (2010), a maioria dos entrevistados (65%), concordava parcialmente com o projeto principal e 38% nem sequer tinham conhecimento do projeto.
 

Com informações do Jornal Notícias do Dia

24/04/2012

Mais notícias