A requalificação da avenida Presidente Kennedy, que iniciou a obra em agosto do ano passado, tinha como prazo de entrega no máximo nove meses. Já se passaram 15 meses do início da obras e não foi finalizada. A promessa é que a avenida se tornasse um “shopping a céu aberto”.
Sobre o atraso na conclusão da obra, o secretário executivo de Projetos Especiais da Prefeitura de São José, Aurélio Remor, afirma que os imprevistos que ocorreram durante a execução foram limitadores para a equipe de trabalho. “Devido à complexidade da obra, a dificuldade em transferir a rede elétrica para a rede subterrânea e o cuidado que tivemos que tomar com as redes de distribuição de água e esgoto influenciaram no atraso”, explica.
A previsão da prefeitura para a conclusão da obra é para meados de dezembro
O secretário ainda garante que a conclusão das obras não ficará para a próxima gestão e que Djalma Berger entregará a obra antes do fim do mandato. “Estamos trabalhando para a conclusão, não temos uma data definida, mas a previsão é para meados de dezembro. A rede subterrânea está pronta, faltando apenas a transferência dos fios da parte aérea para a subterrânea”, ressalta. Falta também a conclusão das calçadas, sinalização da via e a construção de um pequeno trecho de asfalto no fim da avenida.
O advogado e síndico do Centro Comercial Campinas, empresa associada à AEMFLO e CDL-SJ, Olvir Favaretto, acredita que a inauguração ocorrerá em dezembro, entretanto de maneira incompleta. “A atual administração vai inaugurar, mas sem estar concluída. Apesar de muitos adiamentos e um gasto exorbitante para a construção do trecho, nós percebemos que a avenida foi mal planejada e está sendo mal executada”.
O empresário declara ainda que a falta de planejamento tem causado prejuízos ao comércio local. “A mudança do sentido da avenida para via única está sendo responsável pela queda de transeuntes pelo local e, consequentemente, prejudicando o comércio”, desabafa. Segundo Favaretto, a obra, que está 90% construída, não resolveu o problema pelo qual foi idealizada: os congestionamentos. “As filas não cessaram!”.
Também envolvido na questão está o legislativo josefense. Na última segunda-feira (12), os vereadores do município mostraram que estão preocupados com o andamento das obras. Com a função de fiscalizar o município, aprovaram o requerimento, de autoria de Amauri da Silva (PMDB), solicitando à prefeitura, informações e esclarecimentos, não só à situação das obras da avenida Presidente Kennedy, mas o andamento, o estágio, o cronograma de obra, as medições e se terão continuidade até o fim do mandato as inúmeras obras (algumas paralisadas e outras em lento andamento) de São José, bem como apresentar os recursos necessários até o término de cada uma e as respectivas origens.