O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB/RN), se manifestou na última quarta-feira (04/06), pela primeira vez e publicamente, contra a criação da CSS.
Alves participava do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista, na Câmara dos Deputados, quando se dirigiu aos presidentes de entidades lojistas de todo o país e declarou: "os senhores (referindo-se às dezenas de presidentes de CDLs e federações lojistas que vieram para o evento) não podem ser penalizados pela criação da CSS".
Alves lamentou que, "por impedimento do cargo", não poderia participar da Frente, mas a partir de fevereiro, quando encerra seu mandato, "estarei na linha de frente".
A Frente nasceu como uma articulação do movimento lojista e por iniciativa do deputado federal Paulo Bornhausen (DEM/SC) e do senador Adelmir Santana (DEM/DF), que nos últimos dois meses obtiveram 209 adesões de deputados e 27 de senadores.
A pauta da Frente - que será presidida pelo deputado Bornhausen e terá o senador Santana como vice - tem o combate à CSS como prioridade imediata, contudo questões estruturais do varejo, como a regulamentação dos meios eletrônicos de pagamento (cartões de crédito), a aprovação de uma nova lei do cheque e a implantação do cadastro de crédito positivo serão encaminhadas pela nova bancada. Os deputados ACM Neto (DEM/BA), Rodrigo Maia (DEM/RJ), Walter Iihoshi (DEM/SP), Celso Maldaner (PMDB/SC), Aelton Freitas (PR/MG) estiveram no lançamento da articulação empresarial.