Acesso Rápido

Notícias

Poupança deve ficar mais atrativa que fundos

12/05/2009

Segundo o ministro Guido Mantega, governo vai proteger o pequeno poupador
A partir de um estudo técnico sobre os rendimentos da poupança, a taxa de juros básica da Selic deve cair de 11,25% para 10,25% ao ano. Isso torna a poupança mais rentável que os fundos de renda fixa com taxa de administração superior a 1,40%.

O debate acerca das mudanças ainda é grande, mas não deve mexer na rentabilidade de pequenos poupadores. "Posso garantir aos poupadores que fiquem absolutamente tranquilos, que o governo cuida da poupança dos pequenos poupadores. Não vai haver mudança que implique qualquer perda dos pequenos poupadores que são 95% dos que investem em poupança. Eles continuarão tendo a rentabilidade necessária e a garantia total", afirmou o Ministro da Fazenda Guido Mantega. Ele acrescentou que não há prazo para a definição das novas regras de correção da poupança.

Para o coordenador do Centro de Estudos de Finanças FGV, Willian Eid Jr., que analisou o efeito da redução da Selic, "a poupança ficou mais atraente que a maioria dos fundos de renda fixa, cujas taxas de administração podem chegar a 4,5% ao ano", afirma.

Fontes: Estadão, Diário Catarinense e G1

12/05/2009

Mais notícias