Toda empresa com cem ou mais empregados é obrigada a contratar uma porcentagem de profissionais reabilitados ou portadores de necessidades especiais. O objetivo é estimular a integração dessas pessoas ao mercado de trabalho. As empresas que descumprirem essa determinação legal podem ser autuadas e multadas.
Para as empresas que possuem até 200 empregados, o número de contratos deve ser referente a 2% do contingente geral. Nas empresas que possuem de 201 até 500 colaboradores, a taxa deve ser de 3%. Quando o número de funcionários for entre 501 e mil, o percentual é de 4% e nas organizações com mais de mil trabalhadores, o índice tem que ser de 5%.
A empresa Intelbras de São José, associada à AEMFLO e CDL de SJ, se encaixa nos moldes das organizações que cumprem a exigência legal. Hoje, a empresa conta com aproximadamente 1.320 colaboradores e dentre eles, 60 colaboradores são reabilitados pelo INSS ou pessoas com algum tipo de deficiência.
Segundo o gerente de Recursos Humanos da empresa, Marciel Linhares, os colaboradores que possuem deficiência ocupam diversos setores da empresa como a produção, marketing, linhas de montagem, almoxarifado, atendimento ao cliente etc. “Nós não fazemos nenhum tipo de distinção entre os colaboradores que têm ou não alguma deficiência, todos são cobrados igualmente. É uma oportunidade que os deficientes têm de trabalhar e ter o mesmo desempenho de um colaborador sem deficiência”, analisa o gerente.
Colaboradores da Intelbras