Acesso Rápido

Notícias

População de São José pede mais segurança no município

13/03/2014

A insegurança continua predominando em São José. Empresários e moradores da região se queixam constantemente de furtos e assaltos, além da falta de policiamento.

O proprietário do restaurante Meu Cantinho, Fabrício Barni, revela que o estabelecimento já foi arrombado três vezes. “A segurança aqui no município está fraca. Todos os dias eu escuto alguma história sobre assaltos à mão armada. Reparo que há cada vez mais mendigos e dependentes químicos nas ruas. Pouca coisa está sendo feita para combater esses problemas”, afirma.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina de 2013 comprovam o problema. De acordo com boletim de ocorrência da polícia civil, foram 28 roubos em residências, 145 em estabelecimentos comerciais e 196 veículos. Ocorreram furtos também em 861 residências, 548 estabelecimentos comerciais, 738 carros.

Já as ocorrências atendidas pela polícia militar no ano passado constam em seis roubos em residências e 40 em estabelecimentos comerciais. Foram furtadas 74 residências, 49 estabelecimentos comerciais, 11 veículos.

Uma breve análise feita pela OAB, Subseção São José, em 2013, mostra que a polícia civil do município possui um efetivo de 175 policiais, sendo dez delegados, 24 escrivães, 138 agentes e três psicólogos. Já a polícia militar conta com um efetivo de 192 policiais e a guarda municipal com 121 agentes.

A secretária de Segurança de São José, Andréa Pacheco, afirma que a prefeitura está em busca de soluções. “Cada polícia (guarda municipal, militar e civil) faz a sua parte, mas ainda é pouco. Vamos implantar no município uma nova central de videomonitoramento. Serão 205 câmeras espalhadas por toda a cidade, que ajudarão a identificar responsáveis por assaltos e furtos. Assim, os policiais estarão atentos para atender as ocorrências. Os pontos de ônibus e locais onde as câmeras serão instaladas receberão iluminação. A expectativa é que a central seja instalada em julho”, diz.

13/03/2014

Mais notícias