A nova policlínica está longe de resolver os problemas de saúde existentes no município de São José, mas vai amenizar a atual situação caótica da saúde na região. O prazo para a conclusão das obras, que custou R$2.055.300,00, é de 14 meses, faltando apenas três meses para o fim do tempo determinado.
Os 800 atendimentos diários que sobrecarregam o Hospital Regional devem ser minimizados e a nova UPA vai ajudar a complementar o trabalho dos postos de saúde. Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde de Barreiros, Bernadete Inácio Lopes Souza, a falta de especialidades e a alta demanda sobrecarregam a unidade. "Trabalhamos de forma limitada e não conseguimos atender a população de maneira correta”. Bernadete vê na construção da policlínica uma solução e acredita que o atendimento será direcionado, desafogando a unidade em que trabalha.
Para as donas de casa Márcia Rampa e sua mãe, Terezinha Rampa, que não tiveram os problemas atendidos no posto de saúde de Barreiros, a saúde está deplorável. "Quase não há especialidade. Viemos pra cá e não encontramos solução para os nossos problemas. É muito ruim para quem necessita de ajuda com rapidez’’, declarou indignada Márcia Rampas.
Sem atendimento, mãe e filha são encaminhadas para outra unidade de saúde
Uma obra dessa importância deve ser fiscalizada e acompanhada para que prazos sejam cumpridos e a angústia da população minimizada. O vice-presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Antonio de Souza, procura ser otimista, mas está receoso em relação à conclusão. "Infelizmente nossa experiência em relação aos prazos de obras públicas não é positiva, mas temos que, mais uma vez, depositar um voto de confiança na administração municipal e esperar pela conclusão", avalia.
Com relação ao benefício da nova policlínica, Souza também é cauteloso. "É evidente que a policlínica é importante, porém temos que ter em mente que só a policlínica e a UPA não vai resolver os problemas da saúde São José, precisa ser feito muito mais”, conclui.
O prazo para término da Policlínica se aproxima e poucos trabalhadores se encontram no canteiro de obras
Projeto foi apresentado nas entidades em março
Em março de 2011, um evento no auditório da AEMFLO e CDL de São José trouxe esperança à população: a largada para construção de uma nova policlínica e uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em Barreiros. A solenidade contou com a presença do presidente das entidades, Tito Schmitt, autoridades do município, empresários e a população. O prazo apresentado para conclusão das obras foi de 14 meses. A obra faz parte da Operação Saúde, que queria investir mais de R$ 9 milhões no município.