O Plano Diretor Participativo da Capital, elaborado pelo IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) e que será entregue ainda no mês de março para apreciação da Câmara de Vereadores, aponta a Alça de Contorno da BR 101 como obra importante para melhorar o trânsito da região.
A bandeira foi inicialmente levantada pela atual gestão executiva da AEMFLO e CDL-SJ e o projeto da obra está em fase de apreciação pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e tem o acompanhamento da entidade.
O objetivo do novo Plano Diretor é melhorar a mobilidade urbana e pretende efetivar o transporte marítimo, ligando a cidade de Palhoça ao sul da Ilha e Biguaçu ao Norte da Ilha, tanto por meio de balsas que transportam carros, como embarcações para levar pessoas. A ideia é desafogar o trânsito de São José e região, municípios que sofrem diariamente com as filas e problemas nas rodovias.
A Alça de Contorno terá 47 km e desviará caminhões, ônibus e carros que seguem no sentido ao Sul do país descongestionando trechos urbanos de Palhoça, São José e Biguaçu. Após algumas reuniões e intervenções da AEMFLO e CDL-SJ junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com deputados do Estado, a empresa OHL Brasil deve iniciar as obras em 2011.