A taxa de mortalidade de novas empresas chega a 90% no Brasil – número calculado em cima daqueles negócios que sobreviveram somente nos três primeiros anos. Na maioria das vezes, o fechamento dessas empresas está ligado ao lançamento prematuro de um novo produto ou serviço. O plano de negócios é uma prática recomendada não só aos novos empresários, mas também àquelas empresas já consolidadas no mercado.
Para a elaboração de um plano de negócio é necessário que as ideias permaneçam claras e que todos os envolvidos estejam de acordo. Deve-se também ter conhecimentos sobre o setor do negócio; o contexto mercadológico, financeiro, humano; a percepção gerencial; a habilidade em lidar com assuntos técnicos e legais e a capacidade em vencer barreiras no relacionamento interpessoal.
O plano de negócio é a forma de pensar sobre o futuro da empresa - aonde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos. É uma prática que pode indicar se o empreendimento tem potencial para o sucesso, mas que também pode dar evidências de que o empreendimento é irreal, que os riscos são incontroláveis, que a rentabilidade é insuficiente para garantir a sobrevivência da empresa.
O principal usuário do Plano é o próprio empreendedor que está diante de uma ferramenta que auxilia na análise do próprio negócio, diminui a taxa de risco e subsidiando as decisões - que pode ser concluído que o melhor é não abrir uma empresa, ou não lançar um novo produto evitando o tempo perdido e gastos desnecessários.
Fonte: Portal Guia do Empreendedor