Acesso Rápido

Notícias

Planejamento estratégico: essencial para o futuro do seu negócio

21/12/2016

Para todo empreendedor que deseja crescer, um dos primeiros passos é entender como iniciar algo que proporcione boas chances de sucesso ao negócio. De acordo com o doutor em engenharia de produção e professor do programa de pós-graduação em administração da Universidade do Vale do Itajaí, Carlos Ricardo Rossetto, o planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que ajuda as empresas a pensarem o futuro, a partir de uma metodologia sistemática que prevê analisar o ambiente do negócio, objetivando construir um plano que dará a direção a ser seguida.

 

Segundo ele, o planejamento estratégico possibilita os gestores a terem mais conhecimento dos fatores que impactam suas empresas, seja no ambiente externo ou interno. E a partir desta análise, a eficiência das estratégias implementadas vai melhorar substancialmente.

 

Rossetto destaca que não existe um período mais apropriado para elaborar um planejamento estratégico. “Os negócios que ainda não o realizaram devem fazê-lo imediatamente e revisá-lo anualmente. Também devem criar mecanismos constantes para captar as alterações no ambiente e, se as mudanças trouxerem impactos profundos, a empresa precisa provocar uma revisão ou adequação do plano que está sendo executado”, revela.

 

O professor explica que é muito importante rever o planejamento estratégico em tempos de crise, monitorando constantemente o ambiente para detectar as mudanças que devem ser respondidas rapidamente. “Mas nem todas as estratégias devem ser originadas do plano estratégico, porque, muitas vezes, mudanças rápidas são respondidas por estratégias oriundas de um processo de decisão informal, chamadas de estratégias emergentes”, relata.

 

Conforme esclarece o doutor, existem diversas metodologias para elaborar o planejamento estratégico. “A que prego deve partir da definição das vantagens competitivas da empresa e de seus concorrentes, para depois definir o negócio, a missão e visão, realizar o diagnóstico estratégico definido. Após essas etapas, definir os objetivos, estratégias e ações e, assim, teremos o plano estratégico”, especifica.

 

Rossetto reforça que, ao mesmo tempo em que o plano estratégico está sendo implementado pelas equipes da empresa, o gestor tem a necessidade de monitorar o ambiente interno e externo, para verificar se mudanças precisam ser revistas no atual plano.

 

21/12/2016

Mais notícias