Acesso Rápido

Notícias

Pessoas agindo de má fé estão enviando boletos falsos

06/03/2017

Empresários, fiquem alertas! Pessoas agindo de má fé estão usando o nome do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão que registra marcas e patentes no Brasil, para aplicar golpes. As fraudes geralmente acontecem por telefone: o empresário é avisado que está prestes a perder sua marca e precisa pagar uma taxa. Em outra situação, o empresário recebe inesperadamente um boleto falso em nome do INPI para ser pago e, assim, garantir o registro da marca antes que outra empresa o faça.

 

O INPI já comunicou que não telefona e não envia boleto ou e-mail para os usuários. A única forma de recolher as taxas do Instituto é por meio de uma GRU, a Guia de Recolhimento da União, que o próprio usuário gera no Portal do INPIQuem receber contatos como os citados acima, está sendo vítima de fraude. Os casos devem ser denunciados na Ouvidoria do Instituto. Em 2016, foram registradas 496 fraudes. Neste ano, entre janeiro e fevereiro, 50 denúncias já foram feitas.

 

Para combater as fraudes, o INPI e a Polícia Federal farão uma parceria, válida em todo território nacional. O Instituto se responsabilizará por comunicar as denúncias à Polícia Federal, que executará operações especiais e investigativas de prevenção e repressão a delitos usando o nome e a imagem do INPI.

 

Proteja seu capital intelectual com o Printe

 

Printe é a solução ideal para proteger o seu capital intelectual. Além da confidencialidade das informações estratégicas, o Printe oferece serviços como o depósito de pedidos de registro de marcas e de patente no Brasil e no exterior, buscas em bases tecnológicas para auxílio à inovação, acompanhamento de processos ao INPI, registro de domínios de internet, de desenhos industriais, de direito autoral e muito mais!

 

Com o Printe, o associado da AEMFLO e CDL-SJ possui algumas consultorias gratuitas, que tratam dos melhores caminhos a serem percorridos para proteção do capital intelectual, como a busca de marcas com emissões de relatórios para a tomada de decisão e orientações de inovação tecnológica.

 

Mais informações sobre o Printe pelo telefone 4009-5543.

06/03/2017

Mais notícias