Desde de 2017, a Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que contam com apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vêm medindo o bem-estar dos brasileiros.
Em fevereiro deste ano, o indicador apontou que 64% dos consumidores vivem no limite do orçamento. Os dados mostram ainda que 26% conseguem, às vezes, ter uma reserva e apenas 9% dos entrevistados afirmam que sempre ou frequentemente contam com alguma sobra. Além disso, 27% temem que o dinheiro não dure até o fim do mês.
Outro dado mostra que somente 10% estão preparados para lidar com imprevistos. O nível de bem-estar financeiro de cada consumidor varia de acordo com respostas dadas em dez questões que avaliam os hábitos, costumes e experiências com uso do dinheiro.
O compromisso com os objetivos financeiros também pesa no bem-estar financeiro das pessoas. Os consumidores brasileiros mostram-se pouco atentos ao futuro: 55% não têm adotado ações que assegurem o futuro financeiro. Chama a atenção o fato de mais da metade (51%) dos consumidores acreditarem, que, por causa da sua situação financeira, não terão as coisas que querem na vida.
Com informações da CNDL e SPC Brasil.