Acesso Rápido

Notícias

Pesquisa revela o perfil das empresas para o próximo semestre

19/08/2015

Uma pesquisa realizada pela AEMFLO e CDL-SJ mostra que 65% das empresas da Região Metropolitana de Florianópolis sofrem com a falta de mão de obra qualificada. No entanto, esse índice diminuiu de dezembro de 2014 para cá. No estudo anterior, 73% das empresas afirmavam que sofriam com esse problema.

Já a contratação de mão de obra para os próximos três meses, de acordo com levantamento, deve permanecer igual (60%) para a maioria das empresas, enquanto 28% acreditam que diminuirá e 11% que aumentará. No ano passado, o índice de empresas que responderam que a contratação deveria permanecer igual era de 55%, enquanto 31% esperavam que aumentasse e 13% que diminuiria.

Apesar de mais da metade das empresas entrevistadas declararem sofrer com o problema, a pesquisa destaca que 58% dos negócios não pretendem investir na capacitação dos colaboradores, enquanto 40% devem apostar em treinamentos, cursos e palestras. Outros 2% não responderam.

O conselheiro da AEMFLO e CDL-SJ e diretor da DVA Veículos, Edegar Tremarin, diz que a empresa enfrenta a falta de mão de obra qualificada e que é um problema recorrente. Ele aponta que o baixo investimento em educação básica e cultura, refletem no desinteresse das pessoas.

Metodologia

O universo definido foi os empresários e gestores das empresas associadas. Pesquisa caracteriza-se como quantitativa, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%, totalizando uma amostra de 353. A amostragem foi probabilística. Utilizou-se o instrumento de coleta estruturado e não disfarçado. A aplicação do instrumento de coleta ocorreu entre 25 de junho e 09 de julho de 2015.

19/08/2015

Mais notícias