No mês de março o índice do custo de vida de São José (ICV-SJ) atingiu 0,10%, o seu menor índice, resultado inferior ao alcançado no mês de fevereiro cuja variação foi de 0,29%.
Desde que foi iniciada a pesquisa, em outubro de 2006, o grupo doméstico é o grande vilão do custo de vida. Porém em março, esse grupo sofreu uma redução de preços, observado nos produtos de higiene pessoal (-1,83%) e nos produtos de limpeza doméstica (-1,74%).
Já no grupo vestuário, a pesquisa registrou o maior aumento nos preços dos calçados, resultando numa variação de 0,08% na composição do índice.
A taxa de variação de 0,10% do ICV-SJ registrada em março, ficou bem abaixo da média apurada em sete capitais brasileiras pelo Índice de Preços ao Consumidor – IPC de 0,57%, calculado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.
O Índice do Custo de Vida de São José/SC registra um acumulado, no primeiro trimestre de 2007, de 1,14%.
Calculado pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, em convênio com a AEMFLO e CDL-SJ, o ICV-SJ reflete a variação dos preços incidentes sobre os orçamentos das famílias josefenses, com rendimentos de um a 40 salários mínimos.
Link Relacionado: