Acesso Rápido

Notícias

Participe do processo eleitoral neste domingo

01/10/2014

O dia de exercer a cidadania está chegando.  É neste domingo (05/10) que acontecem as eleições para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. A sua decisão influenciará na vida da população pelos próximos quatro anos, por isso a AEMFLO e CDL-SJ ressaltaram durante a campanha Nosso Voto tem Força a importância de conhecer os candidatos e também de avaliar se os interesses deles estão vinculados com os da nossa região.

Fundamental, também, é conhecer e saber as funções de cada um desses cargos políticos, as propostas para representa-lo e se estão aptos para o cargo.

O deputado estadual desenvolve as funções na Assembleia Legislativa do Estado em que é eleito. A principal função no exercício do cargo é legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais. Além disso, tem o dever de fiscalizar as contas do governo estadual, criar comissões parlamentares de inquérito, entre outras atribuições.

Enquanto o deputado federal é o representante do povo no Congresso Nacional. A principal função desse cargo é a elaboração de leis. Também cabe ao deputado federal fiscalizar os atos do poder executivo.

O senado federal, junto à Câmara dos Deputados, compõe o Congresso Nacional, que é o Poder Legislativo do Brasil. Entre as principais atribuições dos senadores está autorizar operações externas de caráter financeiro, de interesse da União, Estados, Distrito Federal e municípios. Também aprova a escolha de cargos como presidentes e diretores do Banco Central e ministros do Tribunal de Contas.

O governador tem como função principal a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo os interesses junto ao presidente e buscando investimentos e obras federais. Por fim, o presidente é a autoridade máxima do poder executivo e da República, cabendo a ele as tarefas de chefe de Estado e chefe de governo. Entre as inúmeras funções desse cargo, está a condição da política econômica; manter relações com Estados estrangeiros, indicando seus representantes diplomáticos e exercer, com auxílio dos ministros de Estado, a direção da administração federal.

“Dia 5 de outubro é o momento em que vamos exercer o papel mais importante da democracia: o voto, fundamental para o processo político eleitoral e para as mudanças que a sociedade tanto clama. Apesar de ainda ser um sistema falido e irresponsável que promove a corrupção, motiva-nos a escolher melhor nossos candidatos para trazer as mudanças que o Brasil necessita e a tão falada reforma”, ressalta o vice-presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Victor Alexandre de Souza.

01/10/2014

Mais notícias