Acesso Rápido

Notícias

Parceira da AEMFLO e CDL-SJ resgata cidadania

14/04/2009

Projeto Pescar tem como objetivo encaminhar jovem para mercado de trabalho
Um projeto de alcance nacional tem conseguido levar jovens de 16 a 19 anos ao encontro de uma oportunidade profissional. A iniciativa é da parceira da AEMFLO/CDL São José, a Fundação Projeto Pescar, organização não-governamental que auxilia os jovens a conseguir inserção no mercado de trabalho.

Renaldo Riffel Júnior, presidente da Riffel, indústria de motopeças de Blumenau, foi o pioneiro no projeto, e está formando a décima turma de jovens. "Ver a perspectiva de vida dos alunos no início do curso e no momento da formatura nos dá muita satisfação. E as mudanças são visíveis", afirma Riffel.

A exemplo da empresa blumenauense, os representantes da Distlé, distribuidora da Nestlé e a construtora Get, ambas empresas da região metropolitana de Florianópolis, apostam no projeto e estão formando turmas em conjunto nas áreas de logística e vendas. “As vagas têm sido cada vez mais disputadas, e o índice de desistência é mínimo ao longo do curso, que tem duração de um ano”, comenta o diretor da Get, Marlon Koerich.

O projeto iniciou em 1976 no Rio Grande do Sul e desde então mais de 13,7 mil jovens já passaram pelas 111 franquias distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Amazonas e Distrito Federal. Hoje são ministrados cerca de 23 cursos nas mais diversas áreas. Cerca de 70% dos jovens preparados pelas unidades do Projeto Pescar encontram uma inserção no mercado de trabalho logo após a formatura, e o diploma de Jovem Aprendiz é reconhecido pelo Ministério do Trabalho. "Projetos como esse são de grande importância tanto para a classe empresarial, que forma mão-de-obra qualificada, como para os estudantes, que ganham uma oportunidade de trabalho", destaca o vice-presidente da AEMFLO-CDL São José, José Marciel Neis.

14/04/2009

Mais notícias