A cidade de São José, quarta mais antiga de Santa Catarina e localizada na grande Florianópolis, completará 259 anos no próximo dia 19.
São José foi colonizado em 26 de outubro de 1750, por 182 casais açorianos originários das ilhas, Graciosa, São Miguel e São Jorge, além de receber em 1829, o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado.
O rápido desenvolvimento aliado ao aumento populacional e poder econômico, permitiram que em 1º de março de 1833, através da Resolução do Presidente da Província, Feliciano Nunes Pires, São José passasse de freguesia a vila (município). Em 3 de maio de 1856, através da lei Provincial nº 415, foi elevada à cidade.
Segundo os dados do IBGE a população de São José é atualmente de cerca de 200 mil habitantes e 130 mil eleitores, o que a destaca como o quarto colégio eleitoral do Estado e uma das cidades mais crescem em Santa Catarina.
A base de sustentação da economia está fundamentada no comércio, indústria, prestação de serviços, pesca artesanal, maricultura e produção de cerâmica utilitária. Possui mais de 1,5 mil indústrias, 6,5 mil estabelecimentos comerciais, 5 mil empresas prestadoras de serviços e 6 mil autônomos.
São José apresenta ainda potencial turístico, histórico, cultural e arquitetônico, reunindo casarios de origem luso-açoriano em construções dos séculos XVIII, XIX e XX com destaque para o Centro Histórico, que inclui o Teatro Adolpho Mello, Biblioteca Municipal, Museu Histórico, Casa da Cultura, Largo da Carioca e Igreja Matriz.
Fonte: PMSJ