Acesso Rápido

Notícias

Pagamentos sem uso de dinheiro crescem 9,4% no mundo

06/11/2014

O volume de pagamentos sem o uso de dinheiro em espécie subiu 9,4%, chegando a 366 bilhões de transações em 2013. Os dados são da 10ª edição do World Payments Report, elaborado pela Vapgemini e pelo Royal Bank of Scotland, que atribui o resultado ao forte crescimento dos mercados em desenvolvimento e ao uso dos cartões de crédito, que aumentaram 9,9% e débito, que cresceu 13,4%.

Em termos de movimentações financeiras sem dinheiro, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking global, atrás dos Estados Unidos e Finlândia. Segundo o estudo, mais de 50% do volume de pagamentos sem uso de dinheiro em espécie foram gerados nos países em desenvolvimento.

No Brasil, as operações com cartões têm crescido constantemente, com elevações de 17% ao ano desde 2010. E desde 2011, as transferências de crédito crescem 8% ao ano e, os débitos, 5%. Em 2008, 33% das transações no Brasil eram feitas com cartões e, em 2012, esse número correspondia a 37%. Em contrapartida, a utilização de cheques caiu de 14% para 6%.

A proprietária da loja de confecção Ceará, Laurete Maria da Cruz, afirma que grande parte de seus clientes realizam o pagamento das compras com  cartão. "A maioria opta pelo crédito, para parcelar. Essa modalidade só tende a aumentar", destaca.

O estudo aponta ainda que o contínuo uso de tablets e smartphones está levando à convergência dos pagamentos eletrônicos e móveis. Para 2015, a previsão é que os pagamentos móveis cresçam 60,8% e os eletrônicos recuem para 15,9% por ano, à medida que mais pessoas utilizem dispositivos móveis para efetuar pagamentos. O vice-presidente de Patrimônio da CDL-SJ, Sérgio Murilo da Silva, acredita nessa mudança de hábito do consumidor e na praticidade para o empresário. "E devido ao avanço da tecnologia, outros meios virão para facilitar ainda mais os pagamentos", diz.

 

06/11/2014

Mais notícias