Acesso Rápido

Notícias

Pagamento à vista com dinheiro ainda é a preferência dos consumidores

11/02/2009

À vista e em dinheiro. Essa é a forma de pagamento mais comum hoje em dia entre os consumidores brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA). A pesquisa abrangeu aproximadamente 400 consumidores das classes C e D, dos quais 67,3% alegaram pagar suas compras dessa forma.

O cartão de crédito foi identificado como o segundo recurso mais utilizado para essa finalidade, com 23%. Mesmo sendo considerado um recurso prático e facilitador nas relações de consumo, ele não chegou nem perto do tradicional ‘din-din’ nessa pesquisa.

O resultado da pesquisa coincide com as impressões de alguns lojistas. Tamara Bezerra, proprietária do Bazar Clélia, diz que já vem percebendo há um bom tempo essa tendência. “Na  realidade, o pagamento à vista em dinheiro nunca deixou de ser a principal forma de pagamento dos consumidores. É verdade que o cartão de crédito também fecha muitas vendas aqui, mas ultimamente a insegurança por causa dessa crise tem impedido as pessoas de parcelarem ou estenderem dívidas. Elas querem mais é se livrar da obrigação de terem de acertar dívidas nos meses seguintes”.

Isso é uma verdade que o próprio consumidor confirma. O professor de Educação Física Oscar Shigeeda se diz um consumidor ávido pelo uso do cartão de crédito, mas que vem se policiando’ muito de uns meses para cá. “Sou um típico e-consumidor. Tenho o hábito de fazer compras na internet sempre que posso, através do meu cartão de crédito. Mas tenho dado um certo descanso para ele nestes últimos tempos. Compras mesmo, só em loja com o dinheiro em mãos. Assim é mais seguro hoje em dia”.

Fonte: CNDL

11/02/2009

Mais notícias