O que fazer quando o pneu fica velho?
Manter pneus velhos expostos à chuva e ao calor é crime. O acúmulo de água e a alta temperatura podem gerar focos do mosquito da dengue e jogá-los em aterros sanitários também não é apropriado, pois além de ocuparem muito espaço, levam centenas de anos para se decomporem, o que prejudica o meio ambiente.
Cada vez que troca-se os pneus dos carros, existem caminhos para se desfazer dos pneus velhos:
- Se ainda puderem rodar mais um pouco, eles devem ser enviados para as fábricas para serem renovados (remold).
- Também podem ser reutilizados em parques infantis (balanços, etc.), em objetos de arte, solado de calçados, entre outros, porém em pequena escala.
- Existe a possibilidade de eles serem 100% reciclados, separando os seus três componentes - aço, borracha e nylon - sem a contaminação do ar, do solo e da água, ou seja, sem causar impacto ao meio ambiente. O aço volta para as indústrias e empresas de siderurgia; a borracha vai para a indústria automotiva, campos de grama sintética, asfalto ou calçadas. Já o nylon é usado como isolante térmico em diversos segmentos, como por exemplo, na construção civil e automotiva.
Em Santa Catarina existe apenas uma empresa que recicla pneus de forma 100% ecológica, a Planeta Soluções Ambientais, localizada em Barra Velha, no litoral catarinense.
Fonte: Portal Pneus Fácil
Mais notícias