Passar oito horas ou mais sentado caracteriza sedentarismo e pode fazer muito mal à saúde e até mesmo encurtar o tempo de vida. Um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Sydney, na Austrália, mostrou que pessoas acima dos 45 anos e que passam muitas horas sentadas todos os dias podem ter até o dobro de chance de morrer do que aquelas que ficam sentadas durante um período menor.
O estudo apontou que apenas 6 horas por dia sentado, independente da idade, é o suficiente para aumentar em 40% as chances de morrer nos próximos 15 anos.
Essa projeção leva em conta os maus hábitos em relação ao exercício físico, a pouca atenção com a postura corporal e a saúde alimentar. A maioria dos entrevistados tinha o hábito de, nas horas de lazer, permanecer sentado, fator que aumenta a probabilidade de ocorrer problemas, principalmente no coração. A falta de atividade física aliado ao excesso de tempo sentado provoca mudanças prejudiciais nos músculos, aumenta a resistência à insulina e o nível de gordura no sangue, o que pode levar a uma série de problemas cardiovasculares. É tão perigoso permanecer longos períodos sentados que até mesmo atividade física e bons hábitos alimentares não afastam completamente o risco de quem abusa no uso da cadeira.
Algumas dicas para quem fica sentado por muito tempo diariamente são: de uma em uma hora é importante levantar e caminhar por 5 minutos e alongar-se quando possível; mesmo sentado se movimente: contrair o abdômen seis vezes, esticar os joelhos, girar os pés e os tornozelos para os dois lados, fazer movimentos para cima e para baixo com as mãos e alongar o braço quando possível; ficar sentado em uma posição adequada: encostar as costas parcialmente no apoio da cadeira, formando uma curvatura natural e ereta e sentar de tal forma que o joelho e as pernas façam um ângulo de 90º; usar os momentos de lazer para praticar atividade física, como andar de bicicleta, praticar esporte, caminhar no parque ao invés de passar a folga em frente à TV, computador ou jogando videogame. Pequenas atitudes podem amenizar o inevitável hábito de ficar sentado, e evitar riscos a saúde decorrente do sedentarismo e má postura.
Fonte: Revista Exame