Acesso Rápido

Notícias

O feedback é essencial para uma gestão participativa

27/06/2012

Ainda existe muita confusão e despreparo quando o assunto é o feedback. O termo é muito usado na administração de empresas e significa, simplesmente, dar o retorno a uma determinada conduta, desempenho ou ação de um colaborador ou de uma equipe. 

O feedback tem o objetivo de orientar comportamentos futuros mais adequados. Mas a aplicação no ambiente de trabalho é muito mais complexa, servindo como ferramenta essencial para uma gestão participativa.

Segundo o especialista em gestão comportamental, Luiz Fernando Garcia, para usar o feedback a fim de melhorar o desempenho da equipe no trabalho, o gestor deve tomar cuidado para não desmotivar o funcionário, passar uma sensação de julgamento ou grosseria. Preparação é essencial. Refletir cuidadosamente sobre o que vai falar ao outro, preparar um roteiro elencando os pontos positivos e os pontos negativos da situação que será discutida e escolher um ambiente adequado, onde o gestor e o colaborador que receberá o feedback possam ter privacidade, são essenciais.

Também é importante definir regras na reunião de feedback como deixar claro quem fala primeiro e quem fala depois e anotar o que o outro pronuncia a fim de fazer observações e tirar dúvidas que possam surgir. Importante, também, é saber escutar e não interferir enquanto o outro se posiciona, evitando conflitos. Depois de tudo dito, com muito respeito e objetividade, segundo Garcia, é fundamental que haja um reforço dos pontos principais discutidos no feedback para que o receptor absorva as informações e melhore ou aprimore seu desempenho profissional.

Fonte: Administradores.com

27/06/2012

Mais notícias