Acesso Rápido

Notícias

O fantasma da demissão

11/10/2011

A palavra demissão é um problema tanto para o empresário, quanto para o colaborador. Até porque ser demitido é um susto na vida de algumas pessoas. Para alguns empresários, esse susto está relacionado a como ele irá agir nesse momento delicado.

De acordo com o proprietário da empresa associada da AEMFLO e CDL-SJ, Conexão Desenvolvimento Organizacional, Rogério Francisco Silva, esse é um processo que deve ser feito com muito embasamento e com um motivo ideal para dispensar o colaborador. “Um dos erros que deve ser evitado antes de demitir alguém é fazer uma análise do empregado, apontando os erros e acertos. Essa não é a hora de dar feedback. Qualquer má interpretação pode gerar um processo trabalhista”, explica.

O empresário, que atua no ramo de consultoria organizacional e recursos humanos há mais de 10 anos, também dá dica para quem acha que o mundo acabou quando recebe a notícia da demissão. Segundo Silva, a primeira coisa que deve ser feita é analisar os erros que o fizeram perder o emprego e tentar corrigi-los. Depois, é necessário tirar férias de pelo menos 15 dias, porém comedidas para não custar caro lá na frente e estudar se não é hora de realizar aquele sonho abandonado há anos.

“Quando as baterias estiverem recarregadas, tanto do corpo, quanto da mente, o trabalho será buscar empregos. Fazer visitas, ligar para contatos, colocar currículos na rua. A ideia é se mexer”, completa.

De acordo com Silva, o momento da busca por emprego também requer alguns cuidados. Um erro comum do pretendente à vaga é mentir no currículo, o que não deve ser feito em hipótese alguma. Outra dica dada pelo empresário é quando o candidato à vaga se cadastrar em uma empresa, não ficar ligando para o RH no intuito de saber se foi recebido o currículo. É preciso controlar a ansiedade.

11/10/2011

Mais notícias