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O amor em alta promete aquecer as vendas

10/06/2015

A pesquisa realizada pela FCDL-SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) aponta que o gasto médio dos catarinenses com presentes no Dia dos Namorados deste ano ficou em R$ 172,87, resultado superior ao do ano passado, que era R$ 171,70.

No entanto, descontada a inflação de maio (8,17%), quando foi realizada a pesquisa, a intenção de gasto é -7,4% inferior ao levantamento de 2014.

Quanto ao perfil dos entrevistados, a maioria (57,9%) é do sexo feminino e tem entre 18 e 25 anos (39,1%), com ensino médio completo (45,7%), trabalhando com carteira assinada (59,8%) e renda média entre R$ 1.510,00 a R$ 4.007,00 (45,3%). A opção à vista em dinheiro foi a mais lembrada (71,2%) na hora do pagamento das compras, sendo seguida pela compra parcelada no cartão de crédito (10,1%) e pela compra à vista no cartão de crédito (7,5%).

Entre os aspectos mais valorizados pelos consumidores ao adquirirem seus presentes estão o preço (33%), o atendimento (26%) e as promoções (22%). E 65,6% dos entrevistados disseram que vão realizar pesquisa de preço para o Dia dos Namorados. Quanto ao local de compra dos produtos, o comércio de rua vai ser a opção da maioria dos catarinenses (64,4%), seguido pelo shopping (28,4%) e pela internet (3,6%).

A queda nas vendas, no entanto, não significa que a data mais romântica do ano passará em branco. Os produtos do setor de vestuário (45,5%), seguido por perfumes e cosméticos (17,2%) e calçados e bolsas (10,4%) têm a preferência do consumidor catarinense. Como o Dia dos Namorados também movimenta o setor de serviços, a pesquisa apontou que 36,3% dos entrevistados afirmaram que irão almoçar ou jantar em um restaurante na data. A escolha do lugar pelo namorado (a) é apontada por 18,4% dos entrevistados, seguida pela opção de local romântico (14,6%) e pelo melhor atendimento (8,1%).

O presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Souza, afirma que a retração nas vendas em 2015 já era esperada pelos lojistas. “Desde o ano passado sabíamos que as datas comemorativas não teriam o resultado esperado em virtude da situação econômica em que passa o país, situação em que os consumidores estão mais cautelosos para não adquirirem dívidas. Mas os lojistas não vão desanimar, pois acreditam que os namorados vão se presentear e comemorar a data, com um pouco mais de moderação. diz.

10/06/2015

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