Uma solenidade emocionante marcou a noite de ontem (27). Dos 15 jovens que iniciaram no Projeto Pescar na unidade AEMFLO e CDL-SJ, dez alunos persistiram e com responsabilidade e dedicação chegaram ao fim. Ontem, na sede das entidades, os alunos participaram da última aula - a cerimônia de formatura. Durante todo o evento, diversas homenagens foram prestadas. Mas a que marcou a noite foi o agradecimento dos jovens aos empresários, pela oportunidade oferecida.
“Lá em abril de 2011, éramos 15 pescadores. Cada um com uma história de vida, características e etnias diferentes. Mas todos com os mesmos direitos e oportunidades. Entramos em um barco em que íamos navegar até um destino final. Hoje, com dez pescadores, chegamos ao destino final. Agora, com uma visão mais ampla do mundo. Não dá para negar: somos jovens mudados. E como disse Guimarães Rosa, em Os Sertões: O mais importante e bonito do mundo é que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas. Elas vão sempre mudando”. (Trecho retirado e editado do texto da oradora da formatura da 1ª turma do Projeto Pescar, da AEMFLO e CDL-SJ, Amanda Cúrcio).
Uma conquista para todos. Primeira turma do Projeto Pescar, da AEMFLO e CDL-SJ, é formada
Durante todo o projeto, os alunos conciliaram as aulas do Pescar, com as aulas da escola. Alguns dos alunos, também dividiam parte do tempo com o trabalho. Vivendo em vulnerabilidade social e em muitas vezes tentados a uma adolescência arriscada, a responsabilidade desses jovens falou mais alto. Os jovens buscaram uma oportunidade para se dedicar e a um futuro melhor, diferente. Dos alunos formados, três já foram contratados por empresas apoiadoras do projeto. “Ajudamos quem pede ajuda, quem quer ajuda, quer melhorar e crescer” - uma das frases ditas pelo conselheiro do Projeto Pescar de Santa Catarina, Marlon Koerich, na solenidade de formatura.
Discursos que deram vida e emoção à noite que foi cheia de surpresas
Empresários apoiadores também foram homenageados