O Índice de Atividade Econômica Regional de Santa Catarina (IBCr-SC), que é calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do PIB, cresceu 2,84% de janeiro a novembro de 2018, resultado acima da média nacional, que no mesmo período teve alta de 1,38%.
O desempenho catarinense no ano subiu uma posição no ranking dos estados, atrás apenas do Amazonas e Espírito Santo, que apresentaram crescimento de 3,18% e 4,1%, respectivamente. Os dados divulgados pela FIESC revelam que na passagem de outubro para novembro, o IBCr catarinense registrou queda de 0,25%.
O índice de atividade econômica é elaborado com base nas pesquisas feitas pelo IBGE sobre agropecuária, produção industrial, comércio e serviços. No mês de novembro, SC teve dois resultados positivos e dois negativos nesses indicadores. Fecharam no azul o comércio, com alta de 1,6% em relação ao mês anterior, outubro, na série com ajustes sazonais, e os serviços, também com alta de 1,6% nessa mesma comparação.
A produção industrial, por sua vez, teve retração de -0,9% em novembro frente a outubro e a agricultura não foi bem no ano. No levantamento da produção agrícola de 2018, segundo o IBGE houve uma queda de -9,9% em relação a 2017.
Com informações da FIESC.