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Natal promete movimentar o comércio de São José nos próximos dias

18/12/2017

A data mais importante no ano para o comércio está chegando. A boa notícia é que o Natal deverá trazer muito movimento e boas vendas às lojas em São José e região! De acordo com levantamento da FCDL-SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina), o Natal será de compras reforçadas em todo o Estado. O tíquete médio dos presentes será em torno de R$ 172 e os itens mais procurados deverão ser roupas (48,78%), calçados (31,71%) e eletroeletrônicos (19,51%).

 

A Aline Modas começou o mês de dezembro com muitas promoções. “Fiz um desconto especial para aqueles que receberam a primeira parcela do décimo terceiro e preferem adiantar as compras de Natal. Porém, o movimento mais intenso é na última semana que antecede a data, por isso vou apostar tudo nesta semana”, conta a empresária Aline Anselmo. Ela conta que está movimentando bastante as redes sociais da loja. “Temos várias opções em roupas feminina e masculina, acessórios e cosméticos, que são sempre uma boa pedida no Natal. Nosso Facebook e Instagram estão com muitas novidades”, diz.

 

A Thaisy Calçados também espera que o movimento na loja aumente durante a semana. O empresário Lourival do Livramento revela que os consumidores encontrarão muitas novidades na loja, principalmente para o verão. “Temos rasteirinhas, tênis, vários modelos de sandálias… tudo das novas coleções das principais marcas de calçados! Temos postado bastante nas redes sociais, para que o pessoal dê uma olhadinha antes de sair às compras”, revela ele.

 

Para escolherem os presentes com calma, os consumidores de São José e região poderão contar com o horário diferenciado de Natal, onde as lojas, tanto do comércio de rua quanto dos shoppings, ficarão abertas até mais tarde em determinados dias. Confira aqui o horário diferenciado de Natal.

 

O panorama positivo deve se estender por todo o país. Uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 73% dos brasileiros devem ir às compras. As entidades estimam que o Natal movimente cerca de R$ 51,2 bi na economia.

 

O 13º salário será, mais uma vez, um grande aliado do comércio no Natal. Segundo a pesquisa do SPC Brasil e CNDL, cinco em cada dez brasileiros que vão às compras neste final de ano pretendem usar o 13º salário nos presentes, sendo que 45% devem utilizar apenas uma parte dele e 4% todo o valor.

 

O diretor do Comércio Varejista da CDL São José, Roberto Paiva, acredita que o crescimento nas vendas no comércio de São José será entre 3% e 5%. “Embora não seja um percentual muito significante, é uma expectativa boa, melhor que em 2016. Os brinquedos devem sair bastante, já que as crianças costumam ser muito presenteadas na data, mas os eletroeletrônicos estão em alta e terão a preferência dos consumidores”, relata. Ainda segundo Paiva, o crescimento nas vendas se deve ao aquecimento da economia. “Além disso, a queda da taxa Selic será uma grande aliada dos consumidores que pretendem parcelar, já que os juros estão mais baixos”, conclui.

 

Dicas para alavancar as vendas

 

Para impulsionar as vendas da sua empresa neste fim de ano, separamos 12 dicas do Sebrae que vão fazer toda a diferença no seu negócio! Confira:

 

1 - Patrocínio no Facebook: esta é uma estratégia que pode ajudar, e muito, sua empresa a se destacar! Em poucos cliques, você define a faixa-etária, o sexo, a escolaridade, entre outras características dos consumidores e chega mais perto dos seus clientes em potencial. Afinal, todo mundo dá uma olhadinha nas redes sociais antes de ir às compras!

 

2 - Call to action: o termo significa “chamada para ação” e é um detalhe que faz toda a diferença! Esta técnica é bem direta e utiliza os verbos no imperativo, como: acesse, clique, curta e venha. Na hora de publicar conteúdo nas mídias sociais, utilize este recurso! Além disso, lembre-se de encaminhar os clientes para um site ou link que você deseja. Desta forma, você estimula a ação e leva os consumidores para um espaço com mais informações sobre o seu produto ou serviço.

 

3 - Apresentação da sua marca: essa é a hora de conquistar os clientes! Ao descrever sua empresa no site ou redes sociais, capriche nas palavras. Mantenha um equilíbrio entre ser divertido, profissional e formal, quando precisar. Seja autêntico e deixe que sua marca tenha uma personalidade própria.

 

4 - Instagram: é onde a sua empresa vai mostrar a cara! Use e abuse das fotos e vídeos e lembre-se sempre de deixar o telefone de contato e link do site na descrição. Outra opção bacana é geolocalizar as postagem com o endereço da loja para que os seguidores saibam onde podem encontrar seus produtos e serviços.

 

5 - Frequência nas postagens: mantenha uma frequência na comunicação da sua empresa nas mídias sociais. Agende os conteúdos para serem publicados automaticamente, assim você não esquece e sua empresa fica sempre em evidência.

 

6 - Respostas nas mídias sociais: ninguém gosta de falar sozinho, não é verdade? Nas redes sociais, o ideal é responder em até 24h qualquer interação, seja um elogio ou uma reclamação. Fique atento sobre o que é dito a respeito do seu negócio e esteja sempre disposto a ouvir sugestões. Manter um bom relacionamento com o cliente, mesmo em meio a comentários indesejados, é a alma do negócio. A comunicação com o seu consumidor sempre será o melhor feedback.

 

7 - Apostando nos looks: se você tem uma loja de roupa, trate de montar os looks! Uma roupa no manequim ganha muito mais vida do que na prateleira, não é verdade? Por isso, na hora de postar, dê preferência às imagens com os looks prontos. Assim, o cliente já pode imaginar a peça com outras roupas e as suas vendas se multiplicam neste final de ano.

 

8 - Deixe sua loja aberta até mais tarde: em época de movimento intenso no comércio, quanto mais tempo o seu negócio ficar aberto, mais chance você tem de atrair clientes. Aproveite o horário diferenciado de Natal em São José e estenda o seu expediente. Afinal, muitas pessoas deixam as compras para a última hora e ficar aberto até mais tarde vai gerar muito mais vendas.

 

9 - Forma de pagamento: facilitar a forma de pagamento é uma excelente vantagem. Habilite vários sistemas de pagamento na sua loja e/ou e-commerce. Ofereça sempre as opções de pagar tanto pelos cartões de débito, quanto de crédito. No e-commerce, disponibilize formas de pagamento online, como Pagseguro e Paypal. Se é mais fácil para o cliente pagar, é mais fácil para você receber!

 

10- Pós-Natal: é um período que gera um grande fluxo de trocas nas lojas. Para não frustrar os clientes, determine um período de troca para seus produtos. O mais indicado é que seja após o dia 26 de dezembro. Pode ser a chance também de causar uma boa impressão e mostrar os seus produtos para o Ano Novo.

 

11 - Pós-venda: Um cliente satisfeito traz um novo cliente. Já um insatisfeito, leva dez embora. Por isso, invista no pós-venda. Uma ligação, uma mensagem ou um whatsapp de feedback, por exemplo, é uma ideia simples que valoriza e fideliza o consumidor. Enviar um cartão desejando Boas Festas ou Próspero Ano Novo, também é uma maneira fácil e significativa de fortificar a relação do cliente com a sua marca.

 

12 - Treinamento: por último, mas não menos importante: invista no treinamento de seus colaboradores e temporários. Eles são a imagem da sua empresa. Além disso, um atendimento bem feito fideliza o cliente. Lembre-se: colaboradores treinados evitam erros, têm mais conhecimento para improvisar e geram uma imagem positiva.

 

18/12/2017

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